Notícias

 Tributação sobre envio de valores ao exterior:

Bom vamos explicar o que está acontecendo sobre a tributação para o ramo do Turismo.

Hoje seria a publicação da medida provisória (atenção), mas parece que foiadiada para o dia 15 a 18 de janeiro, que incidiria sobre remessas de valores ao exterior em 6,38%, que no qual o governo quer 33%.

Depois de documento enviado pelo trade o ministro do Turismo comprou a briga para a menor alíquota, e nesta terça-feira haverá uma reunião com a presidente no qual o conselheiro dela para o ramo é Guilherme Paulus.

O Governo quer tirar a isenção de remessa de valores e tributar com este valor absurdo.

Lembro que isto também vai afetar para quem tem filho fazendo intercâmbio e ou estudando no exterior e precisa enviar dinheiro, assim como serviços hospitalares.

No que vai impactar isto tudo e quem perde?

Todos - Nos do ramo do turismo, porque os valores ficarão impraticáveis para viagens internacionais, diminuição considerável de viagens internacionais e consequente fechamento de muitas operadoras e agências de viagens, inclusive corporativas.

O passageiro/turismo é obvio, pois os valores ficarão impraticáveis.

E o próprio governo, que querendo aumentar a arrecadação, vai na verdade diminuir, pois vai diminuir o envio de valores para o exterior consideravelmente.

6,38% ainda é alto.

Solução - Não quero registrar exatamente o que vai acontecer, mas como estamos no Brasil já podemos imaginar.

Vamos lá, mais uma para o nosso currículo das crises...

FORÇA, PACIÊNCIA E CRIATIVIDADE.......


 

                       Política de distribuição, Churning, reservas não canceladas corretamente, excesso de alterações.                      

 
Em e-mail enviado pela TACA, gostaria de lembrar, principalmente meus alunos, que tanto aviso sobre está prática de algumas cias Aéreas como COPA, e gostaria de divulgar por aqui a informação como ilustração:
Politica de Distribuição:
A cobrança de taxas administrativas através de ADM's tem a finalidade de evitar reservas não produtivas melhorando a eficiência na oferta de vôos. A auditoria nas agências de viagens é feita aleatoriamente para constatar tais práticas.
Abaixo, as principais práticas que serão auditadas e os valores que serão cobrados:
              Situações                                                                                                            Cias         Valor                Cobrança

Segmentos não cancelados.
(HX, UC, UN e NO)

 TA e LR  USD 15    Por Pax por segmento.
Churning - (Criar e cancelar em repetidas ocasiões um mesmo segmento, data de viagem e pax na mesma ou em diferentes reservas). Até 4 alterações permitidas.  TA E LR   USD 30  Por pax na reserva.
Duplicidades (reserva duplicada exatamente igual a outra com os mesmos paxs, vôos, segmentos ou com datas sobrepostas, agência, office ID ou PCC).  TA E LR  USD 15  Por segmento/por pax.
Segmentos Passivos (AK, BK, GK, MK, PK, QK, YK).  TA E LR  USD 10  Por segmento/por pax.
Nomes Fictícios   TA E LR   USD 30   Por cada pax na reserva.
Bilhetes fictícios (Tkts que não existem indicados no pnr, ou reais mas de outro pnr/rota/pax ou nº já cancelado ou com nº inválido-bilhete frio).   TA E LR  USD 50  Por pax na reserva.
 
As informações acima recebi em e-mail da TACA, maiores informações contate a cia.
 
Lembro que esta política não é exclusividade da TACA, informe-se, além dos erro de emissão que são taxados por praticamente todas as cias aéreas.
 
(Fonte - e-mail TACA dia 27/08/2010)
 
                                                     TAM inicia venda nas casas Bahia e parcela em 12 X                                                                 

Durante coletiva de imprensa realizada há pouco, em São Paulo, o presidente da Tam, Líbano Barroso anunciou projeto de parceria com a rede varejista Casas Bahia. Com o acordo, o passageiro que comprar passagens pelas lojas das Casas Bahia poderá parcelar em até 12 vezes, com juros, no cartão de crédito da loja nas bandeiras Visa e Mastercard, sendo que a parcela mínima terá de ser de R$ 20.

“Escolhemos as Casas Bahia porque já tínhamos histórico de parceria com a empresa. Além disso, optamos pela rede porque o consumidor que está ingressando na classe média tem muita confiança em quem indica um produto ou uma empresa e, confiando nas Casas Bahia, ele comprará uma passagem da Tam”, explicou Barroso. “Vale ressaltar que não se trata de preço diferenciado, mas sim de mais um canal de vendas com condições de pagamento diferentes”, esclareceu o presidente.

De acordo com Barroso, nos últimos dois anos, a Tam investiu R$ 10 milhões em pesquisas e análises para chegar a este público. Ainda de acordo com ele, a partir do próximo domingo (dia 8), a companhia iniciará um projeto piloto com quiosques em três unidades das Casas Bahia em São Paulo, nas seguintes localizações: na praça Ramos, no Centro; na Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte; e em São Mateus, na Zona Leste.

(Fonte - Jornal Panrotas - 09/08/2010)

Opinião - Assim é muito fácil, vamos começar a vender eletrodomésticos, não precisa de registro nenhum para vender bilhete.
Temos que moralizar isto, é um absurdo, porqeu as agências não tem acesso as condições que foram passadas.
Concorrência desleal se abre no Brasil, está na hora de tomarmos atitude.

Roberto Anzolch - Academia do Turismo

                                 Novas regras da Anac que ampliam direitos dos passageiros já está em vigor.                            

Estão em vigor desde o último domingo as novas regras para o setor aéreo que ampliam os direitos dos passageiros em caso de atrasos e cancelamentos de voos. As normas estipulam multas por descumprimento. A Resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) diminui o prazo em que a companhia deve prestar assistência ao passageiro, amplia o direito à informação e exige a reacomodação imediata em casos de voos cancelados e interrompidos.

A nova regra obriga as companhias aéreas a reembolsar imediatamente o passageiro cujo voo for cancelado ou atrasar mais de quatro horas, se o bilhete já estiver quitado. O código anterior previa o pagamento em até 30 dias.

Outra novidade é o prazo para oferecer assistência ao passageiro. Antes, qualquer apoio material, que inclui acesso a telefone e internet, era feito depois de quatro horas. Com o novo regulamento, as empresas têm de proporcionar esse serviço uma hora depois do atraso ou cancelamento. Depois de duas horas, elas também são responsáveis pela alimentação do passageiro, e, a partir de quatro, pela acomodação em local adequado. Se o voo tiver sido cancelado ou interrompido, o passageiro terá a opção de terminar o trajeto por meio de outro transporte ou esperar o próximo voo.

Em caso de problemas, as companhias aéreas têm de entregar aos passageiros um folheto com informações sobre os novos benefícios. Para os passageiros, a nova legislação vai ajudar a melhorar os serviços do setor. “Acredito que isso vai obrigar as empresas a melhorar os serviços porque vai ser uma forma de puni-las”, afirma a administradora Lara Renna.

(Fonte - Jornal de Turismo - 18/06/2010)

                          Google lança mapa que mostra a "temperatura turística" de cada lugar no mundo.                     
O mapa acima mostra as regiões mais visitadas por turistas.
O esquema foi colocado no Google Maps e quem o fez tomou como base a quantidade de fotos publicadas na internet. Quanto mais fotos existirem de um lugar na rede, mais ele foi visitado turisticamente. Os pontos amarelos mostram alta atividade, enquanto os pontos roxos são os locais moderadamente visitados e os azuis são os que quase não recebem turistas. Como era de se esperar, a Europa ganha de lavada.
Site para ver mais detalhes: http://maps.google.com/maps/mpl?moduleurl=http://www.bluemoon.ee/~ahti/touristiness-map/touristiness-map.xml.

(Fonte: www.uol.com.br - 13/06/2010)

                                                             Noar em inicia suas operações em 14/06/2010.                                                       
 
A partir do dia 14/06/2010, inicia as operações da Noar Linhas Aéreas, inicialmente voando para as cidades de Recife, Maceió, Aracajú e Caruaru, e em brave para a cidade de Parnaíba (PI).
A NOAR adotou frota moderna e padronizada de aeronaves de fabricação tcheca, modelo L-410, tradicionalmente conhecido por “LET”. Trata-se do mais bem sucedido bimotor turbo-hélice de até 20 passageiros para ligações regionais de curta distância, com mais de 1.200 unidades vendidas em todo o mundo.

(Fonte - www.voenoar.com.br - 07/06/2010)

                                                  Tam firma acordo com empresa de trens alemã.                                        


A TAM acaba de anunciar uma parceria de interline inédita com a empresa de trens alemã Deutsche Bahn. Agora, os passageiros da companhia aérea podem adquirir bilhetes de trem para viagens em trechos dentro da Alemanha quando comprarem suas passagens aéreas.

"Esta é a primeira vez que combinamos dois tipos de transportes em acordos interline. Basta trocar o e-ticket pelo bilhete de trem nos terminais eletrônicos disponíveis no aeroporto de Frankfurt", declarou Paulo Cezar Castello Branco, vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM.

A Deutsche Bahn (www.bahn.de) proporcionará aos passageiros da TAM conexões a partir de Frankfurt para as principais cidades alemãs, como Nuremberg, Stuttgart, Munique, Dresden, Leipzig, Berlim, Hamburgo, Hanover, Dortmund, Düsseldorf e Colônia, possibilitando o trânsito entre mais de 5.700 estações ferroviarias no país europeu.
 
(Fonte - Jornal do Turismo - 28/05/2010)
 
                                                            Sobram vagas em 67% das empresas                                             

A escassez de mão de obra especializada virou um tormento no dia a dia das grandes empresas. Depois de atingir a construção civil e a indústria naval, agora a falta de profissionais se espalha por setores como o automobilístico, o ferroviário, o moveleiro, a siderurgia e a metalurgia, o de transportes e serviços (leia-se também, agência de viagens, cias aéreas, hotelaria, etc.), aponta levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do País.
No quesito que tange as agências de viagens, hoje os profissionais não querem se preparar técnicamente, muitos alunos formados em turismo tentam se empregar em agências, sem experiência, sem cursos técnicos e sem nenhuma preparação para o mundo real, e a empresa não está mais disposta a arcar com tempo e custos para novos funcionários para este aprendizado.
A copa do mundo de 2014, no Brasil, trará novos desafios, pois nosso receptivo é muito fraco se não houver treinamento para recepcionar os turistas estrangeiros nosso nome lá fora será mal visto.
Mesma coisa para agências, taxistas, motoristas, garçom, recepcionistas envolvidos, rede hoteleira, e afins relacionados aos serviços, necessitam de uma grande reciclagem e adaptação ao que vem por aí.
Prepare-se pois os tempos estão mudando e cada vez mais o turista, hospede ou passageiro, será mais exigente, ainda mais quando cair a comissão aérea.
Eu tenho visto isto pessoalmente, devido muitas agências, consolidadoras, operadoras, etc... me saolicitam mão de obra especializada, o que é raro, pois a maioria está empregada, e o mercado necessita de uma nova demanada, e além do mais quem tem especialização faz o seu salário.
 
Qualquer comentário ou dúvida estou a disposição.
 
(Fonte e comentário - Roberto Anzolch - 24/05/2010) 


                                               United Airlines e Continental anunciam acordo de fusão.                                              

As companhias aéreas americanas United Airlines e Continental anunciaram nesta segunda (3) um acordo de fusão, que criaria a maior companhia aérea do mundo em passageiros transportados e poderá, segundo analistas, redesenhar o mercado americano da aviação. As empresas dizem que se trata de um negócio de US$ 3 bilhões. O plano ainda tem que ser aprovada por órgãos reguladores americanos.
Desde o último domingo (2), notícias de jornais como o "Wall Street Journal" e agências de notícias internacionais davam conta de que o acordo havia sido aprovado pelos Conselhos de Administração das duas empresas. A nova empresa seria quase 8% maior que a Delta Air Lines e administraria 21% das praças do mercado americano, contra os 20% que a Delta alcançou após a aquisição da Northwest Airlines em 2008. Com a união, a nova companhia passa a servir 370 destinos em todo o mundo.

(Fonte - G1 - 03/05/2010)

                                         Qatar Airways terá sede em São Paulo.                                                   

 Qatar Airways praticamente já bateu o martelo em relação à nova sede da empresa no País. O escritório, que ficará em São Paulo, comandará, junto com o de Buenos Aires, as operações da aérea na América Latina. “E, por uma questão estratégica da matriz, os voos para o Brasil e a Argentina terão duas classes – econômica e executiva”, afirma o gerente para a região da companhia, Antonio Bandeira.
Segundo Antonio Bandeira, os voos da Qatar no Boeing 777-200ER terão duas classes – 42 assentos na executiva (configurados em 2-2-2) e 217 na econômica. “Não teremos a primeira classe por uma decisão estratégica da matriz”, justifica ele.
“Mas, por outro lado, posso garantir que nosso produto e serviço da executiva é excepcional; somos uma empresa ranqueada com cinco estrelas pela Skytrax”, enfatiza, citando a empresa que certifica aéreas e aeroportos em todo o mundo.
“Os passageiros que voarem conosco, a partir de junho, terão uma experiência de viagem e, tenho certeza, vão adorar o serviço”, acredita o executivo. “Eles vão sentir o que é voar em uma empresa cinco estrelas”, finaliza ele.
A Qatar começa a voar entre Doha e São Paulo (GRU) – com extensão em Buenos Aires –no dia 24 de junho. E o primeiro voo para Doha parte no dia seguinte. A operação será diária e direta.
 
(Fonte - Jornal Panrotas - 14/04/2010)
                Companhias aéreas estrangeiras terão comissão zero em 12/05/2010                          

O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, e o ex-presidente da entidade, Goiaci Alves Guimarães, anunciaram, durante o Fórum PANROTAS, em São Paulo, que as companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil anunciaram comissão zero para agências de viagens a partir de 12 de maio.

Goiaci chegou a pedir à presidente da Anac, Solange Vieira, que seja a intermediária nas negociações com as empresas aéreas, pois essas mudanças e a diferença de tarifa na internet por causa da não cobrança da D.U. pelas nacionais, estão sendo um duro golpe nas agências de viagens. Solange disse que pode intermediar, mas sem poder legal, pois não cabe à Anac ter ingerência sobre assuntos comerciais entre companhias aéreas e agências de viagens.

Além da negociação as entidades, que estão bem unidas, já articulam ações mais radicais, como boicotes (em relação à empresa aérea que teria começado o movimento) e até ir à justiça.

(Fonte - Jornal Panrotas - 15/03/2010)

                                                  Brasil é a 13ª economia do Turismo                                                         

O estudo anual do World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade que reúne os maiores empresários de turismo no mundo, coloca o Brasil em 13º lugar no ranking das maiores economias do setor, posição idêntica a do ano anterior. Divulgado durante uma feira de negócios em Berlim, o relatório leva em conta a importância do turismo para o Produto Interno Bruto (PIB), geração de empregos, divisas geradas por visitantes estrangeiros e investimentos públicos e privados.
O Brasil ainda está entre os 10 primeiros países que devem produzir o maior volume em termos absolutos de PIB do turismo (10º), geração de empregos diretos e indiretos (7º), rapidez de crescimento dos investimentos (5º).

(Fonte - Jornal de Turismo - 15/03/2010)
Comments