Dicas do Dia‎ > ‎

Dicas Variadas

Seguem dicas variadas retiradas dos cursos ministrados na Academia do Turismo, que foram transmitidas por e-mail conforme data do envio:

Dica: (Informação retirada dos manuais dos sistemas da Academia do Turismo) - (Transmitida dia 03/10/2011)
Sistemas (GDS) – Trocando classe de reservas.

Importante: Os comandos que seguem abaixo são mais garantidos antes do fechamento da reserva, no caso de uma reserva finalizada, ou seja, com localizador pode ocorrer problema de sincronia (não gerar o loc da cia aérea), é raro, mas existe o risco.

Nos exemplos usaremos a classe “M”
Amadeus:
Comando SB
SBM
– Trocar todos os trechos para classe “M”
SBM3 – Trocar segmento 3 para classe “M”
SBM2,4 – Trocar segmento 2 e 4 para classe “M”

Galileo:
@A/M - Trocar todos os trechos para classe “M”
@3/M - Trocar segmento 3 para classe “M”
@2.4/M - Trocar segmento 2 e 4 para classe “M”

Sabre:
WCAM
- Trocar todos os trechos para classe “M”
WC3M - Trocar segmento 3 para classe “M”
WC2M/4M - Trocar segmento 2 e 4 para classe “M”


Dica: Geografia Ásia - O Grande Continente (Transmitida 26/09/2011)

Laos:
Capital: Vientiane
População: 6,1 milhões
Laos foi até pouco um dos lugares mais esquecidos da Ásia. O misticismo das culturas orientais tem seu ponto de encontro. Um território que mescla fertilidade de seus vales com as elevações das montanhas atravessadas por rios que enriquecem com as temporadas das chuvas (monções).
Seguidores fervorosos de Buda, construíram ao largo dos anos numerosos centros cerimoniais que descrevem não só a arquitetura da época, mas também o caráter festivo. A estreita relação da população com a natureza, que demonstra em seu calendário festivo, sendo boa parte das celebrações tem como testemunha presente a bondade da terra. Também há modernidade, indústria e comércio, um bom lugar para fazer esporte ao ar livre e para realizar compras. Seu território é uma sucessão de selvas, povoados amigáveis sítios arqueológicos pouco conhecidos, que conservam toda a emoção do descobrimento.
Clima: Seu clima depende das monções de maio a setembro, no verão temperaturas altas.
Transporte: Aéreo – Cia local – Laos Airlines, para se chegar terá que ter conexões nos seguintes países; Tailândia, China ou Camboja, sendo a 3 km de distância o aeroporto de Vientiane.
Barco – O rio Mekong é a principal via de transporte deste país, por isso existem vários tipos de embarcações ligando cidades próximas aos rios onde são sua maioria.
Carro – As estradas foram recentemente pavimentadas e estão em boas condições,  locação não recomendada, pois não existem muitas leis, poderá locar com motorista, mas se quiser arriscar é necessária habilitação internacional.
Ônibus – Existem bons serviços e até caminhões dependendo do roteiro.
Visto: O visto poderá ser obtido na chegada, no aeroporto de Vientiane pagando uma taxa de US$ 30,00 e apresentando os seguintes documentos; Passagem de ida e volta, visto para o próximo país (quando necessário), 1 foto 3X4 recente, voucher do hotel e carta convite de um contato no Laos, física ou jurídica.

(Trecho extraido do curso)

Dica: BSP e COPET - (transmitida 19/09/2011).

São responsáveis pela parte administrativa, responsável pelo faturamento da Cia Aérea com a Agência de Viagens.

COPET – É o faturamento direto da cia aérea, tudo que você emitir no portal direto desta ou de algum consolidador, sendo basicamente bilhetes nacionais, e com exceções no internacional da TAM e GOL, no caso de emissão direta como relatado acima.
Quando emitido Faturado haverá um prazo conforme definição abaixo:
As emissões são divididas em decêndios (período de 10 dias) e tudo que foi emitido neste período terá mais 13 dias fora a dezena.
EX.:

1º decêndio – de 1 a 10 – Vencimento da fatura da cia aérea – 23;

2º decêndio – de 11 a 20 – Vencimento da fatura da cia aérea – 03 (do próximo mês);

3º decêndio – de 21 a 30 – Vencimento da fatura da cia aérea – 13 (do próximo mês);

BSP – O BSP é um departamento criado pela IATA, responsavel pela parte administrativa de todas as cias aéreas associadas a ela, geranando as faturas destas e controle de estoque de bilhetes eletrônicos, para melhor entendimento, neste caso são as emissões feitas diretamente no GDS (Amadeus, Galileo, Sabre e Worldspan), assim como os boletos, porém os vencimentos funcionam da seguinte maneira:

Periodo Semanal, iniciando na 4ª feira e fechando na 3ª feira da próxima semana, o pagamento será realizado na próxima 4ª feira da outra semana, mas sempre verificar o calendário do BSP pois poderão haver alterações de datas conforme o cronograma disponivel no site deste.

No caso de emissões nas consolidadores, os prazos devem ser identificados, porque cada uma pode operar de uma maneira diferente nos vencimentos, a principio cobram por semana, geralmente os boletos e faturas são enviaodos por e-mail ou diponíveis em seus portais.

(extraído do curso Introdução ao Turismo)


Dicas: Site Academia do Turismo (Transmitida 13/09/2011)

Você acessa vários sites para saber quem voa para determinada cidade dentro do Brasil, por exemplo: Patos de Minas (POJ) - (MG),
Ou tem que acessar ao mesmo tempo os sites de várias cias aéreas, o que toma muito tempo e também não conhece muito bem os

códigos das cidades, então veja no site – Destinos Nacionais e Regionais – lá aparecerão os nomes das cidades, código e estado, clique
nela e lhe dirá qual cia opera este destino e clicando na Cia Aérea mostra todos os destinos voados por ela, pois em alguns casos vai ter
que compor a viagem com 2 cias.
Também tem o recurso de ver quais os destinos voados por determinada cia aérea – Cias Nacionais e Regionais.
E estamos iniciando com Cias Internacionais.
Lembro que tudo foi atualizado no dia 09/09/2011, qualquer erro ou comentário envie um e-mail pois como é de uso comum a todos,
quanto mais correto e atualizado melhor para todos.


Dicas: Geografia Estados Unidos (transmitida 05/09/2011).
DAKOTA DO SUL: Uma das principais fontes de renda da Dakota do Sul é o turismo, anualmente, milhões de turistas visitam o estado, mais precisamente na região de Black Hills, localizada no oeste, é uma região montanhosa que abriga a principal atração turística do Estado: o Monte Rushmore, onde estão esculpidas os bustos de quatro Presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Esta enorme escultura é uma das atrações turísticas mais conhecidas do mundo, e que rendeu ao Estado o cognome de The Mount Rushmore State. Agora uma nova estátua gigante está sendo esculpida na mesma região em homenagem ao índio “Crazy Horse”. O nome do Estado provém dos sioux, que chamavam a si mesmos de dakota, que significa em português "amigo".
(Parte do curso Geografia Estados Unidos)


GDS – Tarifas - (Transmitida 30/08/2011)

Você já vendeu os vôos ou seja já tem pelo menos o itinerário reservado e na classe mais barata daquela cia aérea.

Agora dê um dos comandos abaixo conforme seu sistema de reservas para ver a tarifa mais barata disponível, verificando outros horários de vôos e outras cias aéreas inclusive.

AMADEUS – FXC
Aparecerão várias opções de itinerário com tarifas e taxas inclusas, preste muita atenção se as conexões fecham se não tem troca de aeroporto, se as cias aéreas envolvidas tem acordo.
Para selecionar: FXZ1   ---- 1 opção de itinerário e tarifa.

GALILEO – FS
Aparecerão várias opções de itinerário com tarifas e taxas inclusas, preste muita atenção se as conexões fecham se não tem troca de aeroporto, se as cias aéreas envolvidas tem acordo.
Para selecionar: FSK1   ---- 1 opção de itinerário e tarifa

SABRE – WPNI
Aparecerão várias opções de itinerário com tarifas e taxas inclusas, preste muita atenção se as conexões fecham se não tem troca de aeroporto, se as cias aéreas envolvidas tem acordo.
Para selecionar: WC1   ---- 1 opção de itinerário e tarifa

(Cursos tarifas GDS's)


Dica – Atendimento ao Cliente. (Transmitida 26/08/2011)

Como se vestir no atendimento direto ao Passageiro (retirado do Curso Atendimento ao Cliente).

É claro que a melhor opção sempre será o uniforme, porém  esta idéia pode ser um pouco cara.

Uma boa opção como coringa, seria a tradicional camisa Pólo, com a logomarca da empresa, de preferência com um bordado de  bom gosto , prestando atenção no  aspecto da camisa. Não deve estar desbotada ou  muito usada.

As calças e saias devem ter  um padrão.

O que devemos evitar: Calças desbotadas e  rasgadas, saias muito curtas, decotes exagerados, bermudas,  perfumes muito marcantes,  maquiagem exagerada, ou falta desta, cabelo desgrenhado, mau hálito, usar tom de voz muito alto ou falar baixo demais.

O que devemos sempre fazer (apesar de óbvio):  Tomar banho, escovar os dentes, usar desodorante,procurar usar roupas limpas e passadas, tomar cuidado com o português e não usar gírias,  evitar  fazer algo que não saiba ou não tenha segurança.

Parece incrível, mas este  relato , já ouvi de vários diretores (as) de agências .  

(Idéias do curso Atendimento ao Cliente)


Dica: Geografia Internacional e Geografia Ásia – O Grande Continente. (Transmitida dia 18/08/2011)

Ramadã – Período 2011 – 01 a 30/08/2011

2012 – 20/07 a 18/08/2012

Nono mês do calendário Islâmico, que usa um calendário lunar, começando e terminando em diferentes datas por ano, baseado na observação da lua, sendo o início de cada mês coincide com o início da lua nova (crescente), tendo 11 dias a menos que o calendário normal.

Neste período os países desta cultura, geralmente fecham todos os restaurantes durante o dia, pois eles passam por um jejum enquanto tiver a luz do sol, não tomando nem água.
Para os muçulmanos, o Ramadã é um mês de bênção que inclui oração, jejum e caridade. É neste período que eles têm de demonstrar maior zelo religioso e cuidado com os pobres e marginalizados da sociedade. Se alguém comer, beber ou tiver relações sexuais durante este período, deverá alimentar 60 pobres ou jejuar por 60 dias.

Por estas e por outras que quando vamos enviar passageiros para determinados destinos temos que ter o máximo de cuidado com as culturas locais.

(Parte dos cursos Geografia Internacional e Ásia - O Grande Continente)


Dica: Geografia Ásia (Transmitida dia 27/07/2011)
C. E. I. – Comunidade dos Estados Independentes
São 12 antigas repúblicas da União Soviética: Armênia, Azerbaijão, Bielo-Rússia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Ucrânia e Uzbequistão.
Fundada em 8 de Dezembro de 1991, este acordo foi para impulsionar o presidente Boris Ieltsin e marcou a dissolução da União Soviética.

Desde 25 de Agosto de 2005 o Turcomenistão não é mais membro permanente, atuando apenas como associado da entidade.
As três repúblicas fundadoras da CEI concordaram num certo número de pontos fundamentais, nomeadamente nos seguintes: cada estado-membro mantinha a sua independência; as outras repúblicas da antiga União Soviética seriam bem-vindas como novos membros da Comunidade; qualquer república seria livre de abandonar a CEI após ter anunciado essa intenção com um ano de antecedência; os membros deveriam trabalhar em conjunto para o estabelecimento de economias de mercado; o antigo rublo soviético é a moeda comum dos estados-membros; a Comunidade fica sediada em Minsk, Almaty e São Petesburgo. Lituânia, Estônia e Letônia nunca fizeram parte do grupo. 

(Parte do curso Geografia Ásia – O Grande Continente)

Geografia Estados Unidos (transmitida 25/07/2011):

Estado de New York.
Capital: Albany
Etiqueta:
É ilegal fumar em qualquer lugar público ou prédio, bares por toda cidade também proíbem o fumo. A gorjeta para serviços faz parte da vida da cidade, em geral bastam 10 a 15% da conta.O Estado não deve ser confundido com a cidade de mesmo nome, localizada ao sul do estado. A Cidade de New York não somente é a maior cidade de estado, com seus 8,5 milhões de habitantes, como também a maior cidade do país.

Muitas outras informações e detalhes no curso Geografia Estados Unidos.

(Parte do Curso Geografia Estados Unidos)


GDS (sistemas) (transmitida 13/07/2011): Verificar acordos off-line de emissão de etkt nos GDS’s

Amadeus:  HEETTXX

Galileo: DT/IAT/DISXX

Sabre: WETP*XX

XX – Cia aérea que fará o off-line


Geografia Ásia – Oriente Médio (países muçulmanos) (transmitida 12/07/2011):

Muito cuidado com algumas restrições nestes países:
Proibido consumir bebidas alcoólicas em público (em alguns nem existem).

Não efetuar demonstrações de carinho em público com parceiros (as).

Proibido homossexualismo.

Consumo de drogas.

Em alguns países como Arábia Saudita é proibido mulher dirigir.

No período do Ramadan (01 a 29/08/2011 e 20/07 a 18/08/2012), no qual não se acha restaurante aberto durante o dia enquanto o sol brilhar, os muçulmanos não devem comer e nem beber nada, no que afeta os turistas em alguns países.

Maiores detalhes consulte informações dos países a serem visitados.

(Parte do curso Geografia Ásia - O Grande Continente)

Atendimento ao Cliente (transmitida - 04/07/2011):
Cuidado com as respostas automáticas de e-mail, se não for a que você está de férias ou afastada (o) por outros motivos, não a use, para dizer que em breve você responderá, pois hoje os clientes não acreditam nesta resposta, seja pessoal, responda você mesmo de uma maneira que ele perceba que realmente foi você que escreveu.

(Parte do Curso Atendimento ao Cliente)

Comments